Trabalho de Ciências sobre a importância da preservação das nascentes nas propriedades rurais

AUTORA
Professora Izabel Cristina, 5º ano

Unidade Temática: matéria e energia.

Objeto de conhecimento: Ciclo hidrológico.

Conteúdos: Principais usos da água nas atividades cotidianas.

Conhecimento Prévio: (PR.EF04CI.n.4.07) Investigar sobre a distribuição de água no planeta, relacionando a sua importância para a vida na Terra.

Objetivo de Aprendizagem – Foco (Habilidades): (PR.EF05CI02.s.5.08) Aplicar os conhecimentos sobre as mudanças de estado físico da água para explicar o ciclo hidrológico e analisar suas implicações na agricultura, no clima, na geração de energia elétrica, no provimento de água potável e no equilíbrio dos ecossistemas regionais (ou locais).

Objetivos de Aprendizagem Relacionados: (PR.EF05CI04.s.5.10) Identificar os principais usos da água e de outros materiais nas atividades cotidianas para discutir e propor formas sustentáveis de utilização desses recursos.

Objetivos:

· Conhecer como ocorre o ciclo da água no ambiente;

· Associar as mudanças de estado físico da água ao ciclo hidrológico;

· Compreender a importância da conservação da vegetação para manutenção do regime de chuvas;

· Conhecer algumas consequências do uso da água pelo ser humano;

· Refletir sobre o uso consciente da água;

· Associar determinadas ações humanas à poluição das águas e saber a importância de evita-las.

O presente trabalho teve como objetivo o de explorar e mostrar a importância e a função das nascentes nas propriedades rurais, além de reforçar aos alunos a importância da conservação. Nunca se foi tão discutida a importância da água em nosso planeta como atualmente, a conservação e a qualidade da mesma, e preservação de Proteção de Nascentes.

Foi colocado para o os alunos como principal foco que nascentes são pontos imprescindíveis no ciclo hidrológico e consequentemente bases para uma melhor qualidade da água dos rios, lagos, águas subterrâneas, bem como a vida vegetal e animal que vive em seu entorno e necessita da mesma para sua sobrevivência e desenvolvimento. E diante disso o trabalho em questão relata o valor e as funções das nascentes no ciclo hidrológico, bem como nas propriedades rurais, além de realizar uma análise mais profunda dos métodos mais recentes e utilizados no meio rural para sua conservação.

Cinco passos importantes para proteção das nascentes:

1º Identificar As Nascentes

2º Cercar a Nascente

3º Limpar a Área

4º Controlar Erosão

5 º Replantar Espécies Nativas






























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

18 de Maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes

OBJETO ANTIGO