COOPERAÇÃO E ALEGRIA

AUTORA
Professora Ana Raquel Palhano Moresco, 4º ano

O mês de junho é um mês festivo, das tradicionais festas juninas. No município de Ipiranga essa tradição é pulsante. As comunidades escolares se animam e organizam seus chamados “ARRAIÁ”. A Escola Municipal São José não poderia ficar de fora, toda a comunidade escolar estava sedenta pela oportunidade de realizar a tão esperada Festa Junina, pois a quanto tempo não podíamos nos reunir? E isso aconteceu, e foi linda a festança! Todas as turmas ensaiaram e fizeram apresentações, foi maravilhoso!

Para isso, os alunos do quarto ano fizeram estudos sobre a origem da dança, se organizaram cada um desempenhando seu papel e ensaiaram de forma exaustiva até conseguirem o melhor resultado. Participaram das apresentações da Dança do Pau de Fitas, do casamento caipira e da quadrilha.

O trabalho com a dança, fez surgir a necessidade de cooperativismo e desenvolveu nos educando a empatia, a paciência, o autocontrole, a concentração, a atenção entre outros aspectos muito importantes que servirão para a vida toda. Também desenvolveram noções de espaço, de ritmo.

As famílias colaboraram com a festa doando prendas e cuidando da caracterização dos seus filhos que estavam maravilhosos.

O resultado do esforço de todos culminou com uma apresentação perfeita, numa festa grandiosa.

AUTORA
Professora Rosa Mônica Palhano de Lima, 5º ano

Valorizar a cultura e promover a participação conjunta de toda comunidade escolar, deve fazer parte do dia a dia na escola. Nesse sentido, e atendendo ao pedido de vários pais, a Escola Municipal São José, decidiu organizar junto a comunidade escolar uma Festa Junina. Tal ideia, ao ser repassada aos alunos do quarto e quinto ano teve aceitação unânime e imediatamente questionamentos surgiram acerca de qual apresentação cada turma realizaria no dia da festa. Depois de conversas entre as professoras, ficou decidido que essas turmas iriam realizar a Dança do pau de fitas, sob a coordenação das professoras regentes e também da professora Andreza Lovato de Educação Física. Alguns alunos também participariam do casamento caipira e da quadrilha.

No quinto ano, o trabalho foi iniciado com um vídeo sobre as origens das festas juninas, os alunos foram levados a refletir sobre como cada um pode dar um significado diferente aos Festejos Juninos, que nem sempre tem conotação religiosa, mas sim de lazer e divertimento em família ou grupo de amigos. Comentamos sobre as comidas típicas, enfeites, e nesses comentários foram surgindo ideias de como poderíamos colaborar com a festa.

Depois foi apresentado aos alunos um vídeo que mostra uma apresentação realizada por alunos da nossa escola, anos atrás, executando exatamente a mesma coreografia que nós iríamos executar. Todos acharam muito bonita, porém alguns acharam difíceis alguns passos, mas se propuseram a tentar executar. Então iniciamos os ensaios, na quadra da escola.

Foi surpreendente a animação de todos os alunos desde o início. A cada passo da coreografia que era apresentado, todos se mostravam bastante interessados e foram, aos poucos, errando e acertando, uns ajudando os outros, todos foram conseguindo executar com precisão cada passo, juntamente com seu par e com todo o grupo.

A Dança do Pau de Fitas, necessita de muita atenção, concentração e cooperação entre os participantes. Foi muito bonito ver, como todos se dedicaram e se ajudaram nesse aprendizado e na execução, além da colaboração com empréstimo de roupas e calçados típicos entre os colegas. Com os ensaios, foi possível perceber nos alunos várias habilidades e sentimentos sendo despertados, tais como concentração, ritmo, colaboração, amizade e principalmente alegria a cada ensaio. E, como era de se esperar, todos aprenderam direitinho a coreografia e no dia da festa, executaram com perfeição.

Além da apresentação, também participamos da organização da festa. Aqueles que podiam trouxeram doações de alimentos e outros trouxeram porungos, flores e outros acessórios para a decoração.

Enfim chegou o dia da festa e, ao encontrar cada criança e seus familiares foi muito bom ver em seus rostos a alegria e o entusiasmo por estar novamente reunidos em grupos e festejando, depois de tanto tempo de isolamento. A participação das famílias dos alunos e de toda comunidade escolar fez de nossa festa um evento bonito, tranquilo, divertido e muito alegre.

Toda a festa foi linda. As apresentações da Dança do Pau de Fitas e da Quadrilha ficaram perfeitas. Na segunda-feira depois da festa, cada aluno foi convidado a completar a frase “Nossa festa foi...” e com as respostas foi confeccionado um cartaz. Foi muito bom ver que todos gostaram de ajudar na organização e de participar da festa.

Sabemos que trabalhar valores como cooperação, ajuda, amizade, entre outros, é um importante papel da escola e durante esse trabalho acreditamos que todos esses, e muitos outros, foram desenvolvidos em nossos alunos e também em seus familiares. São aprendizados que duram pra vida toda.

Os familiares também ficaram muito felizes com a festa e enviaram mensagens parabenizando e agradecendo, tais como: " Parabéns professoras, toda direção, equipe da escola, todos voluntários que ajudaram na festa estava tudo muito bom. A gente sabe do esforço de todos e ficamos muito orgulhosos disso. Parabéns!" Palavras de Emiliane, mãe de um dos alunos do quarto ano.

No dia seguinte ao da festa, foram reunidas as turmas do quarto e quinto ano para juntos assistirem o vídeo da apresentação que fizeram. Puderam comentar sobre o sentimento que brotou em cada um depois de ter cumprido a importante missão na festa junina. Como reconhecimento a toda dedicação dos alunos, cada um recebeu um diploma simbólico parabenizando sua participação na Festa Junina. Todos ficaram muito felizes e alguns até se emocionaram dizendo ser essa a primeira vez que ganhavam um “diploma” por ter feito algo bonito. Aproveitamos a oportunidade para reforçar que precisam sempre se dedicar, colaborar e se esforçar para conseguir o objetivo a que se propuserem, seja qual for o momento de suas vidas.






















































































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OBJETO ANTIGO

A PREVENÇÃO COMO PRÁTICA