As belezas de meu lugar
AUTORA
Professora Ana Raquel Palhano Moresco 4º ano
Ao desenvolver o trabalho com o tema paisagem nas aulas de geografia, percebe-se que há grande valorização de paisagens nacionalmente e mundialmente conhecidas. Existem tantas belezas pelo mundo que fica difícil eleger o mais belo , o mais importante. Afinal a beleza é relativa, cada pessoa é capaz de eleger o que para si é belo.
Contudo mais do que comparar paisagens é primordial no estudo da geografia reconhecer que nosso lugar também é lindo , tem suas peculiaridades , suas diferenças e semelhanças com outras paisagens.
Pensando nisso a turma do quarto ano desenvolveu um trabalho com leitura , debate ,desenho e fotografias buscando mostrar diferentes paisagens, comparando –as e pontuando o que mais chama atenção em cada uma delas. A partir da leitura da poesia “A arte de ser feliz”, de Cecília Meireles, os alunos foram incentivados a criar um desenho com o título “ O que vejo de minha janela”. Cada um pode representar e mostrar aos colegas qual a paisagem que contempla da janela de sua casa. Esses desenhos foram expostos em mural e todos puderam apreciar a arte dos colegas.
Na sequencia do trabalho, propôs –se que cada aluno deveria enviar, através do Whatsapp, foto de uma paisagem de sua escolha. Essas fotos foram impressas e cada um pode manipular , analisar e comparar, apontando o que mais lhes chamou a atenção. Quais elementos naturais e/ou culturais estão presentes ...
Enfim , esse trabalho permitiu a interdisciplinaridade, a utilização de múltiplas linguagens, a valorização do lugar onde as crianças vivem e consequentemente a valorização pessoal de cada um.
Professora Ana Raquel Palhano Moresco 4º ano
Ao desenvolver o trabalho com o tema paisagem nas aulas de geografia, percebe-se que há grande valorização de paisagens nacionalmente e mundialmente conhecidas. Existem tantas belezas pelo mundo que fica difícil eleger o mais belo , o mais importante. Afinal a beleza é relativa, cada pessoa é capaz de eleger o que para si é belo.
Contudo mais do que comparar paisagens é primordial no estudo da geografia reconhecer que nosso lugar também é lindo , tem suas peculiaridades , suas diferenças e semelhanças com outras paisagens.
Pensando nisso a turma do quarto ano desenvolveu um trabalho com leitura , debate ,desenho e fotografias buscando mostrar diferentes paisagens, comparando –as e pontuando o que mais chama atenção em cada uma delas. A partir da leitura da poesia “A arte de ser feliz”, de Cecília Meireles, os alunos foram incentivados a criar um desenho com o título “ O que vejo de minha janela”. Cada um pode representar e mostrar aos colegas qual a paisagem que contempla da janela de sua casa. Esses desenhos foram expostos em mural e todos puderam apreciar a arte dos colegas.
Na sequencia do trabalho, propôs –se que cada aluno deveria enviar, através do Whatsapp, foto de uma paisagem de sua escolha. Essas fotos foram impressas e cada um pode manipular , analisar e comparar, apontando o que mais lhes chamou a atenção. Quais elementos naturais e/ou culturais estão presentes ...
Enfim , esse trabalho permitiu a interdisciplinaridade, a utilização de múltiplas linguagens, a valorização do lugar onde as crianças vivem e consequentemente a valorização pessoal de cada um.
Comentários
Postar um comentário