COMUNICAÇÃO
AUTORA
Professora Rosa Mônica Palhano de Lima, 5º ano
Todos sabemos da importância que a comunicação tem na vida humana. Saber comunicar-se é uma das habilidades mais importantes que precisamos ter. E é uma habilidade que precisa estar em constante desenvolvimento, pois a cada dia surgem novos instrumentos que podem ser usados nas diferentes formas de comunicação.
Professora Rosa Mônica Palhano de Lima, 5º ano
Todos sabemos da importância que a comunicação tem na vida humana. Saber comunicar-se é uma das habilidades mais importantes que precisamos ter. E é uma habilidade que precisa estar em constante desenvolvimento, pois a cada dia surgem novos instrumentos que podem ser usados nas diferentes formas de comunicação.
Não basta saber comunicar-se apenas de uma forma, mas sim das mais variadas formas possíveis para que nossa mensagem seja compreendida de forma correta. Diante disso, com o intuito de favorecer o desenvolvimento da capacidade comunicativa, foi realizado com os alunos do 5º ano um trabalho envolvendo leitura, produção escrita, oralidade e desenho.
Para iniciar foi realizado estudo de textos de diversas tipologias e que mostravam formas diferentes de linguagem verbal e não verbal.
Em seguida cada aluno escolheu um objeto de seu cotidiano e escreveu um texto buscando descrevê-lo. No momento seguinte, com os alunos dispostos em círculo, cada um descreveu oralmente e com uso de gestos o objeto escolhido. Um outro aluno pode “palpitar” dizendo qual o objeto descrito pelo colega ou, em caso de dúvida, ainda pode pedir para que o colega que leu, fosse até o quadro e fizesse um desenho do seu objeto para em seguida dar outro palpite. Para finalizar cada aluno ilustrou seu objeto e este foi anexado ao texto para que todos pudessem ver.
Foi um trabalho divertido em que todos se mostraram interessados e esforçados para utilizar as diferentes formas de comunicação buscando que o seu objeto fosse descoberto. Também foi possível perceber que alguns alunos têm mais facilidade para utilizar a escrita, outros a oralidade, outros ainda os gestos e o desenho. No momento da apresentação foi importante o trabalho com a oralidade, onde todos deveriam se expressar oralmente de forma clara e respeitando os turnos de fala, pois cada um tinha seu momento de falar.
Para iniciar foi realizado estudo de textos de diversas tipologias e que mostravam formas diferentes de linguagem verbal e não verbal.
Em seguida cada aluno escolheu um objeto de seu cotidiano e escreveu um texto buscando descrevê-lo. No momento seguinte, com os alunos dispostos em círculo, cada um descreveu oralmente e com uso de gestos o objeto escolhido. Um outro aluno pode “palpitar” dizendo qual o objeto descrito pelo colega ou, em caso de dúvida, ainda pode pedir para que o colega que leu, fosse até o quadro e fizesse um desenho do seu objeto para em seguida dar outro palpite. Para finalizar cada aluno ilustrou seu objeto e este foi anexado ao texto para que todos pudessem ver.
Foi um trabalho divertido em que todos se mostraram interessados e esforçados para utilizar as diferentes formas de comunicação buscando que o seu objeto fosse descoberto. Também foi possível perceber que alguns alunos têm mais facilidade para utilizar a escrita, outros a oralidade, outros ainda os gestos e o desenho. No momento da apresentação foi importante o trabalho com a oralidade, onde todos deveriam se expressar oralmente de forma clara e respeitando os turnos de fala, pois cada um tinha seu momento de falar.
Comentários
Postar um comentário